COMO COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO SEU BEBÊ

Texto: Natália Marlière, Health Coach e fundadora do The Blue Balance

Torna- se mãe é mesmo um desafio constante principalmente em relação a nossa alimentação. Primeiro temos que nos preocupar em ter uma alimentação saudável durante a gestação para geramos filhos saudáveis, depois nos preocupamos durante amamentação e alguns meses depois temos um novo desafio, iniciar a introdução alimentar dos nossos bebês.

Como muitas mães tem dúvidas , como eu mesma tinha de como iniciar a introdução de alimentos resolvi criar essa parte do blog para compartilhar algumas dicas e ideias de papinha, sucos, juicer e snacks que podemos oferecer aos nossos bebês. 

Nesse post você confere os top 10 acessórios para facilitar na hora da papinha.

QUANDO COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR? 

A introdução alimentar começa entre 4 e 6 meses de idade. A Organização Mundial de Saúde e Pediatria Americana recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente durante os primeiros 6 meses, mas outras organizações profissionais e de saúde pública recomendam começar sólidos a qualquer momento entre 4 e 6 meses.

COMO COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR?

Inicie com um alimento de cada vez e continue por 2 a 3 dias. Isso lhe dará tempo para observar sintomas de alergia. Os sintomas de alergia alimentar incluem diarréia, erupção cutânea e vômitos. Alergias sao comuns ao incluímos alimentos como clara de ovo, peixe, marisco, trigo, leite de vaca e soja.

Os pediatras costumavam recomendar adiar a introdução de clara de ovo, peixe e amendoim, mas o AAP agora dá luz verde aos 6 meses. De fato, o atraso na introdução desses alimentos pode aumentar a chance de seu filho desenvolver uma alergia a eles.

No entanto, se você tem um histórico de alergias alimentares em sua família, fale com seu pediatra sobre o momento da introdução de alimentos com alergias altas.

Para todos os bebês, evite o mel até o primeiro aniversário. O mel pode ser contaminado com esporos de botulismo e o risco de botulismo é maior em bebês.

ALERGIA ALIMENTAR EM BEBÊS

A CPS recomenda esperar dois dias antes de oferecer cada novo alimento, particularmente aqueles com maior risco de alergia, como produtos de amendoim, peixe, produtos lácteos ou ovos para que você possa identificar a causa de qualquer reação.

“Se há uma história familiar forte de anafilaxia ou alergias graves, penso, naturalmente, esses são pais que podem ser mais cautelosos”, diz Dickinson. “

Mas não há nada realmente que sugira que haja alguma vantagem em adiar a introdução desses alimentos, e pode até ter algumas vantagens em apresentá-los mais cedo. De fato, um estudo recente sobre como introduzir sólidos sugere a introdução de produtos de amendoim para bebês pode Evitar o desenvolvimento de alergia ao amendoim.

FAÇA COM QUE SEJA DIVERTIDO

Começar o seu bebê em sólidos tem potencial para ser uma experiência de aprendizagem muito divertida e gratificante.

“Um dos grandes prazeres da vida, e uma coisa que sabemos que contribui para uma boa nutrição, é poder compartilhar uma refeição familiar”, diz Lovelace.

DICA DE ESPECIALISTA

Bebês menores de 12 meses não devem ser alimentados com mel, devido ao risco de botulismo infantil. Você também deve evitar os riscos de asfixia como uvas, pipoca e passas, notas registradas dietista Heather Lovelace.

RECEITAS PARA BEBÊS

Caroteno Juicer

Ingredientes:

  • 1 cenoura
  • ½ maça

Preparo:

Bata os ingredientes com pouco de água e coloque na mamadeira.

O meu foi preparado no Juicer, mas pode ser feito no liquidificador. Se tiver pedacinhos tente coar, pois pode intupir a mamadeira.

Dica: Para obter todos os nutrientes, tente consumir até 3 horas depois de pronto.

Idade: Boa combinação para bebes acima de de 4 meses.

Referência Nutricional: Essa combinação de alimentos é excelente fonte de vitamina A. Além de conter vitamina C , vitamina K , fibra, magnésio, potássio, folato.

Papinha de abacate

Ingredientes:

  • ¼ abacate
  • Pitada de canela

Preparo:

Bata ou amasse o abacate com um pouco de água ou leite materno para ficar ainda mais nutritivo. Depois salpique um pouco de canela e sirva logo em seguida.

O abacate é considerado um superfood ( “ super alimento”) que possui quase 3 x mais potássio que a banana, é rico em antioxidantes que ajuda a promover pele e olhos mais saudáveis. Também possui grande concentração de gordura monoinsaturada o que ajuda a desenvolver o sistema nervoso central e cérebro.            .

Dica: Esse tipo de papinha não pode ser congelar ou mantida na geladeira por muito tempo, por isso o ideal é fazer e logo oferecer ao seu bebê.

Idade: Boa combinação para bebes acima de 4 meses.

Referência Nutricional: Abacate é excelente fonte de fibra, vitamina K, folato, vitamina C e potássio.

 

You may also like

DEIXE UM COMENTÁRIO